
Projeto “Ação Conjunta”
“Esses grupos, correspondendo-se entre si, visitando-se, permutando observações, podem, desde já, formar o núcleo da grande família espírita, que um dia consorciará todas as opiniões e unirá os homens por um único sentimento: o da fraternidade, trazendo o cunho da caridade cristã” (KARDEC, Allan. Livro dos Médiuns. 2ª Parte. Cap.29, item 334)
“Recordemos, na palavra de Jesus, que ‘a casa dividida rui’, todavia ninguém pode arrebentar um feixe de varas que se agregam numa união de forças. É por isso, Espíritas, meus irmãos, que a Unificação deve prosseguir, mas a União deve viger em nossos corações” (FRANCO, Divaldo Pereira. Mensagem “Unificação paulatina, união imediata, trabalho incessante. Do Espírito Bezerra de Menezes. Mensagem psicofônica recebida em 20-04-1975, na sessão pública da FEB Brasília-DF. Reformador, fev.1976, p.43)
O propósito desse projeto consiste em unir e integrar as instituições espíritas que compõem a URE Metropolitana Leste, suprindo-lhes as necessidades mediante ações conjuntas.
A união no movimento espírita exige desprendimento e amor ao próximo, caminho pelo qual há que se abdicar um pouco de si mesmo, dos próprios interesses, cooperando com os demais, atendendo ao coletivo, pelo nobre exercício das virtudes, que são a presença de Deus na alma. Não há dúvida de que a união nos conduz à unificação.
Assim, irmanados neste espírito de fraternidade, no último dia 25 de fevereiro de 2023, os trabalhadores das casas espíritas que compõem a URE Metropolitana Leste organizaram-se para auxiliar uma casa irmã, apoiando o processo de desconstrução de uma antiga casa de madeira que sediara as atividades da instituição, permitindo o prosseguimento da reabertura do Centro Espírita Amor e Fraternidade. Essa ação conjunta se estendeu durante o dia inteiro, em que houve espaço para um almoço de confraternização, no qual despontaram as bençãos da alegria e da cooperação.