ENCONTRO ESPÍRITA DE PRIMAVERA – 2019

ENCONTRO ESPÍRITA DE PRIMAVERA – 2019

Nos dias 21 e 22 de setembro de 2019, no CECE – Centro Espírita Caminho do Evangelho, aconteceu o 13.º Encontro Espírita de Primavera – EEP, onde se reuniram 52 jovens, de 13 a 21 anos, estudando e refletindo sobre o tema “Sede semeadores para o mundo de transição”.

O encontro contou com a colaboração de 28 voluntários, que se dividiram entre equipes de estudo, arte, infraestrutura, alimentação, comunicação visual e multimídia.

Neste evento, participaram jovens de outras casas espíritas, sendo elas: Centro Espírita Novo Alvorecer; Centro Espírita , Amor e Caridade; Centro Espírita Luz da Caridade; Centro Espírita Abibe Isfer; Grupo Espírita Caminho da Fé – GECAFE; Centro Espírita Nosso Lar; Centro Espírita Semeador da Verdade; Centro Espírita Antônio de Pádua; Sociedade Espírita Laços Fraternos; Casa Espírita Esperança; Centro Espírita Fé Esperança e Caridade; Centro Espírita Irmã Sheila, além, claro, dos jovens do CECE – Centro Espírita Caminho do Evangelho.

Os estudos foram divididos em três turmas: Progredir, Transformar e Renovar, que durante os dois dias refletiram sobre o mundo de transição e o que poderiam semear durante a viagem para um mundo de regeneração.

À medida em que os estudos e as reflexões aconteceram, e dentre as atividades que foram realizadas, destacamos o texto abaixo criado pela jovem Anne Caroline Moreira Zubiaurre do Centro Espirita Caminho do Evangelho:

Regenerar

A calma que me envolve

A arte que me invade

Nesse mundo tão gigante

Brilharemos como diamantes

Você que sonha com um mundo melhor

Não se sinta só

Nesse mundo tão gigante

Brilharemos como diamantes

Amizade, Fraternidade, Felicidade

Amor, Caridade Humildade

Esse mundo regenerar

Tudo transformar

Empatia, Paz, Respeito

Por um mundo mais perfeito

Tem seu efeito

Você que vê a luz que conduz

Espalhe-a por aí

Às vezes, tudo que precisamos

É repartir

Você que tem tanto a dar

Tanto a aprender

Não perca o trem da oportunidade

Aceite os erros com humildade

E acima de tudo

Compartilhe felicidade

Pois o mundo de regeneração

Iremos construir

De modo geral os feedbacks recebidos dos jovens foram satisfatórios, principalmente para a equipe responsável pela alimentação de todo encontro. A jovem Raquel de Almeida C.

 

Pereira disse:

Participo do EEP desde 2012 e esse ano infelizmente foi o último. Esses encontros me proporcionam sempre refletir sobre mim, sobre o mundo, e principalmente em como sou um espírito atuante no mundo. Esse encontro tratou sobre a transição planetária, ensinando que essa transição para um mundo de regeneração é um processo lento e bem complexo. Pude refletir sobre o que espero desse novo mundo, mas principalmente sobre o que estou fazendo para formá-lo e o que eu estou fazendo para pertencer a ele. É sempre muito bom também rever aqueles amigos, poder dar abraços sinceros, ter choros de desabafos com pessoas que realmente se importam e oferecer aquele ombro amigo àqueles que também precisaram. Cantar, escutar histórias e aprender com os posicionamentos dos outros é sempre muito construtivo. Me sinto muito triste por já não poder participar mais, devido à idade, mas me sinto extremamente grata pelos 8 anos de EEP que já participei e formaram quem sou hoje. Posso dizer que saí de alma lavada, bateria carregada, vibração elevada e serenidade ativada. Gratidão pelo encontro e por todas as pessoas envolvidas em todo o processo.”

Outro depoimento é da jovem Giovanna Klechovicz Cardozo:

“O EEP sempre é inesquecível, principalmente pela energia que é tão grande e especial que todos saímos revigorados e tranquilos. É um momento único, com muitos aprendizados e com pessoas que amamos e cuidamos com o maior carinho formando uma família que busca o autoconhecimento, a paz pro mundo e principalmente disseminar a luz e amor que acabamos recebendo.”

Enfim, o texto desenvolvido no estudo/arte e os depoimentos são pequenas amostras do que aconteceu no EEP 2019, identifica-se por meio das palavras o quanto o jovem pode e já contribui neste mundo de transição, semeando por onde passa o amor, a caridade, a empatia, a sinceridade e acima de tudo a disposição para um mundo melhor acendendo a chama interna do amor a todos aqueles que precisam.

O 13º Encontro Espírita de Primavera – EEP 2019 encerrou sua viagem com as energias renovadas e com sentimento de gratidão, o qual ainda perpetua em cada um.